
ESTRESSE: O QUE É E O QUE FAZER SE VOCÊ SOFRE DESSE MAL
Estresse! Quem nunca sentiu? Os motivos são os mais variados, mas o certo é que a dinâmica da vida moderna, quase inevitavelmente, nos leva a enfrentar o estresse em alguma fase de nossas vidas. Vamos entender melhor o que é o estresse para a psicologia, qual o perfil das pessoas mais suscetíveis a ele e quais estratégias podemos adotar para superá-lo ou diminuí-lo.
O QUE É?
O estresse é um conjunto de reações do organismo diante de situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas. São reações de ordem física, mental e emocional. E quanto maior a duração e a gravidade dessas exigências mais grave serão os sintomas do estresse.
CAUSAS
Tensão no trabalho, acumulo de funções no dia a dia, luto, mudanças, violência, ser vítima de assalto ou sequestro, preocupação excessiva com os filhos, como também o medo da morte, da separação, de uma traição, de uma falência, de um mal desempenho profissional, dentre tantas outras.
QUAIS AS PESSOAS MAIS SUSCETÍVEIS AO ESTRESSE?
São as mais rígidas consigo mesmas e que têm muito medo de falhar. São pessoas com grande necessidade de reconhecimento e, por isso, precisam ser as melhores no que fazem.
E o que fazer caso você se identifique com este perfil?
Trabalhe em si mesmo a aceitação de que não somos infalíveis nem onipotentes, não temos e não teremos respostas para tudo. Procure elaborar e superar o que for possível, mas aceitar o que não pode mudar. Nem sempre é possível modificarmos a realidade, mas sempre há espaço para modificarmos a maneira como lidamos com ela.
Suavize sua maneira de julgar a vida e a si mesma(o)!
COMO SUPERAR OU DIMINUIR O ESTRESSE?
Adote hábitos saudáveis: durma bem, ingira menos cafeína, tenha uma alimentação saudável, pratique atividades físicas, quando possível evitar ambientes e pessoas estressante, aprenda a dizer NÃO e tenha momentos de prazer durante a semana.
Mas, principalmente, lembre-se de que o estresse é um sintoma, e como todo sintoma emocional, ele é um alerta de que algo não vai bem em relação a nossas escolhas e ao impacto que elas têm em nossas vidas.
Então, comece a criar momentos de reflexão durante o seu dia e tente descobrir qual ou quais foram as situações ou pessoas que desencadearam esses sintomas. Quando descobrimos o que nos deixa estressados e porque isso acontece podemos mudar nossa atitude em relação aquela situação ou até mesmo nos afastarmos de determinadas pessoas ou de determinados locais, quando possível.
Dependendo do grau e da intensidade do estresse, mudança de hábitos e uma prática diária de autorreflexão podem ser suficiente para diminuí-lo, mas quando sintomas físicos associados a ele ou persistentes perturbações emocionais começam a surgir, é o momento de você procurar ajuda especializada de um psicólogo que avaliará os procedimentos a serem adotados caso a caso.
*Texto publicado no Blog Fãs da Psicanálise em 24.05.2017
Tatiana Festi – Psicóloga Clínica com 18 anos de atuação. Graduada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Psicologia Junguiana. Há 6 anos se dedica exclusivamente aos atendimentos on-line e ministra Cursos para Psicólogos sobre Psicoterapia mediada por tecnologia.
Clique aqui e agende sua sessão online.