skip to Main Content
19 98702 2500 tatianafesti@gmail.com
COMO A TERAPIA ON LINE PODE AJUDAR DURANTE O TRATAMENTO DE CÂNCER

COMO A TERAPIA ON LINE PODE AJUDAR DURANTE O TRATAMENTO DE CÂNCER

Você não é doente, você tem uma doença.

Seu corpo pode padecer, mas seu coração e sua mente são capazes de revelar uma forma de viver mais intensa e significativa do que conheceu até agora.

 

Câncer é o nome genérico dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (Instituto Nacional do Câncer).

Mesmo que a medicina tenha avançado enormemente nas últimas décadas, ainda existe o estigma de que o câncer seja uma sombra da morte. No entanto, a maioria dos casos, quando diagnosticados no início de seu desenvolvimento, levam o paciente ao tratamento e não ao óbito.

O diagnóstico gera um impacto emocional no paciente que pode ser avassalador e até mesmo um choque para ele e seus familiares. Os exames iniciais, a espera pelos resultados, as incessantes consultas médicas e o enfrentamento dos sintomas geram uma angústia imensa no paciente que se vê diante de mudanças bruscas e inevitáveis.

Além destas mudanças, ele precisa gerenciar o medo da possibilidade de diversas perdas, como a perda do corpo sadio, de um órgão, dos seus cabelos, da fé e até mesmo da própria vida.

O câncer é uma doença que lança a pessoa dentro de um turbilhão de sentimentos, que podem ser angustiantes e até mesmo desesperadores. Por isso, essa é uma época que se necessita de muito acolhimento, suporte e compreensão e, o psicólogo possui as ferramentas necessárias para ajuda-lo durante a travessia deste período.

O psicólogo auxiliará durante a adaptação dos efeitos biológicos, sociais e emocionais do tratamento. E, principalmente, facilitará a apropriação dos recursos emocionais mais adequados para a pessoa poder vivenciar esta situação de forma ativa e transformadora. Assim, a psicologia favorece que cada um encontre as melhores soluções para suas angústias, medos e anseios.

A orientação psicológica on-line pode ser o recurso mais adequado durante as fases em que o paciente tem restrições para se locomover, em que esteja com o sistema imunológico muito comprometido ou até mesmo não se sinta confortável para se deslocar para mais uma rotina de tratamento.

Além disso, é importante que os familiares e as pessoas mais próximas do paciente também recebam orientação psicológica, pois suas próprias angústias e seu sofrimento podem dificultar o oferecimento do suporte mais adequado ao ente querido.

 

Tatiana Festi – Psicóloga Clínica com 13 anos de atuação. Graduada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Psicologia Junguiana. Além de sua experiência pessoal em morar no exterior, a autora  se especializa em questões clínicas referentes a diferenças culturais, residentes no exterior, expatriados e relacionamentos interculturais. Há alguns anos se dedica exclusivamente à psicoterapia on line.

Clique aqui  e agende sua sessão online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top